Notícias

quinta-feira, 28 de março de 2024

Procon-RJ interdita clínica de estética na Zona Oeste do Rio por irregularidades

Procon-RJ interdita clínica de estética na Zona Oeste do Rio por irregularidades

 













A fiscalização encontrou diversos produtos vencidos, falta de alvará de funcionamento e licença sanitária, além de uma máquina de bronzeamento proibida para uso estético


Uma clínica de estética, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, foi interditada pelo Procon-RJ nesta quarta-feira (27), durante ação conjunta com a 33ª DP. A proprietária do estabelecimento foi levada à delegacia para prestar esclarecimentos.


Durante a fiscalização, os agentes flagraram diversos produtos vencidos, ou sem data especificada de vencimento da última manipulação, como creme redutor, ácido hialurônico e diluidor de enzima, para os quais ficou determinado o descarte ambientalmente adequado. 


Também foi encontrada uma máquina com lâmpada UV no local que, por representar risco à saúde do consumidor, foi interditada por medida cautelar até que se comprove a sua regularidade, sob pena de crime de desobediência. A resolução 56/2009 da Anvisa proíbe “em todo o território nacional a importação, recebimento em doação, aluguel, comercialização e o uso dos equipamentos para bronzeamento artificial, com finalidade estética.”


De acordo com os agentes, não foi apresentada a licença sanitária do estabelecimento, nem alvará de funcionamento e, por isso, o local foi interditado pelo risco à saúde e segurança dos consumidores. 


O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, informa que o órgão vem fazendo regularmente fiscalizações em clínicas de estética para apurar se elas têm condições sanitárias ideais para o funcionamento, autorizações legais válidas, profissionais habilitados e produtos dentro do prazo de validade.


Coelho afirma ainda que esse trabalho é preventivo para que não ocorra danos à saúde e/ou fatalidades. O presidente da autarquia reforçou que é preciso que os consumidores entendam que procedimentos estéticos não podem ser feitos em qualquer lugar.


“As empresas e os profissionais precisam ser registrados nos órgãos competentes e habilitados para realizar esses tipos de procedimentos. É importante que o consumidor solicite que comprovem todas essas autorizações e pesquise a reputação da clínica junto a outros consumidores e nos respectivos conselhos profissionais”, explica o presidente da autarquia. 



publicação: portalgiro

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato