Notícias

terça-feira, 26 de março de 2024

Esquema de extração ilegal de madeira em terras indígenas é alvo de operação da Polícia Federal

Esquema de extração ilegal de madeira em terras indígenas é alvo de operação da Polícia Federal


 















A extração ilegal foi realizada na área da Terra Indígena Geralda Toco Preto, envolvendo fazendeiros, madeireiros e indígenas da região.


MARANHÃO - A operação Kreepym-Katejê, da Polícia Federal (PF), foi deflagrada nesta terça-feira (26) para reprimir a extração ilegal de madeiras oriundas da Terra Indígena Geralda Toco Preto, inserida na Amazônia Legal do Maranhão, e situada entre as cidades de Itaipava do Grajaú e Arame.


De acordo com as investigações, um esquema de extração ilegal de madeira para exploração comercial, envolvendo fazendeiros, madeireiros e indígenas, estaria ocorrendo na região.


Por meio da utilização de geotecnologia e imagens de altíssima resolução, a PF identificou a expansão de atividades estranhas à comunidade indígena que vive na região, da etnia krepumkateyê (ou Kreepym-Katejê). A investigação aponta que houve um aumento no desmatamento, além da extração de árvores nativas para beneficiamento em serrarias e movelarias.


Segundo a PF, a extração era feita com o consentimento de uma liderança de uma das aldeias, mediante o pagamento de vantagem ilícita. O principal receptador seria um ex-vereador de Itaipava do Grajaú, dono de serrarias e movelarias.


A Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão domiciliar, e apreendeu aparelhos telefônicos, que serão periciados, além de motosserras, armas de fogo e munições.


Dois dos alvos dos mandados já são condenados em Ação Civil Pública, que os obrigaram a realizar o reflorestamento de 490 hectares da área, como recomposição dos danos ambientais perpetrados anteriormente na Reserva Indígena Geralda Toco Preto.


No entanto, conforme a investigação, além de não cumprirem a determinação judicial, os investigados continuaram realizando as condutas ilícitas.


Os investigados poderão ser responsabilizados criminalmente por desmatar e explorar economicamente floresta nativa em terra de domínio público sem autorização do órgão competente; receber, para fins comerciais, madeira e outros produtos de origem vegetal, sem a licença devida, e adquirir, no exercício de atividade comercial, coisa que deva saber ser produto de crime, cujas penas máximas somadas, ultrapassam 12 anos de prisão.



publicação: imirante

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato