-->

Notícias

sábado, 4 de outubro de 2025

Câmera de monitoramento registra onça-pintada caminhando no Parque Estadual da Serra da Concórdia.

Câmera de monitoramento registra onça-pintada  caminhando no Parque Estadual da Serra da Concórdia.

 



















Valença - Uma câmera do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) registrou, na última segunda-feira, dia 29, a presença de uma onça-pintada no Parque Estadual da Serra da Concórdia, (PESC), no distritode Barão de Juparanã. O flagrante chamou a atenção dos pesquisadores por ter ocorrido durante o dia — algo raro para a espécie, que costuma ter hábitos noturnos. Segundo o Inea, o registro aconteceu em uma área protegida e de difícil acesso, onde há monitoramento constante da fauna. Não há qualquer indício de contato do animal com seres humanos.

A presença da onça-pintada é considerada um marco para a conservação ambiental no estado, já que o último registro confirmado da espécie na região data da década de 1970. Com o reaparecimento, o Inea deu início a um plano especial de acompanhamento e ações de educação ambiental voltadas à população local, com o objetivo de garantir a segurança tanto do felino quanto dos moradores.

Entre as orientações divulgadas pelo órgão estão evitar tentativas de aproximação ou registro do animal, não utilizar alimentos para atraí-lo e manter animais domésticos dentro das propriedades, especialmente à noite. O Inea também reforça que a caça de qualquer animal silvestre é crime ambiental e que equipes de fiscalização estão ativas na região.

O reaparecimento da onça-pintada reforça a importância da preservação das áreas de mata e confirma a eficácia dos programas de conservação da biodiversidade mantidos pelo Parque Estadual da Serra da Concórdia.


Foto: inea 

Fonte: Plantão de Notícias


Tags:


#valença

#serra

#onça

#inea

#noticias

#webradiotempodepaz

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato