-->

Notícias

terça-feira, 1 de julho de 2025

A natureza pode conter a próxima cura para o câncer.

A natureza pode conter a próxima cura para o câncer.

 

















Em um estudo promissor, cientistas no Brasil identificaram uma molécula no veneno do escorpião amazônico (Brotheas amazonicus) capaz de matar células de câncer de mama.

Resultados preliminares, apresentados na conferência FAPESP Week France, mostram que o composto derivado do veneno, chamado BamazScplp1, induz a necrose — fazendo com que as células cancerosas se rompam e morram.

A descoberta reforça o potencial da natureza como fonte de tratamentos poderosos e ainda inexplorados para doenças graves como o câncer.

Os pesquisadores utilizaram um método chamado expressão heteróloga, no qual genes relacionados ao veneno foram inseridos em células de levedura para produzir a molécula bioativa em larga escala. Essa abordagem de “fábrica biológica” permite estudar proteínas de veneno em grande quantidade e já resultou em outras descobertas promissoras — desde o uso de componentes de veneno de cobra para estimular o crescimento de vasos sanguíneos até fatores sanguíneos derivados de bovinos. À medida que a ciência busca novas curas, descobertas como essa ressaltam a importância de preservar ecossistemas como o da Amazônia, onde a próxima grande inovação da medicina pode estar escondida.


Foto e Fonte: Mente Desbloqueada


#webradiotempodepaz 

#cancer

#informação

#escorpiao

#ciencia

#noticias


Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato