-->

Notícias

segunda-feira, 3 de março de 2025

DORESÓPOLIS COMPLETA 63 ANOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (03)

DORESÓPOLIS COMPLETA 63 ANOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (03)

 





















A história de Doresópolis tem início em 1732, quando o sertanista João Batista Maciel, vindo de São Paulo, explorou a região em busca de ouro. Ele se estabeleceu na Piraquara, às margens do Rio São Francisco, e organizou uma bandeira com filhos, agregados e escravos para explorar o Alto São Francisco, descobrindo faisqueiras no rio Piumhi. 

A partir de então, a economia da região se voltou para a agricultura, favorecida pelas terras férteis, apesar da densa vegetação que dificultava a fixação dos colonos. Em 1767, foram concedidas vinte cartas de sesmarias aos desbravadores do Oeste, consolidando a ocupação. Inicialmente, Doresópolis era um distrito de Piumhi, criado em 1842 com o nome de Nossa Senhora do Carmo de Jatobá, e passou por diversas mudanças de nomenclatura até se tornar o Distrito de Perobas em 1911.

A emancipação de Doresópolis ocorreu em 30 de dezembro de 1962, quando o distrito de Perobas foi desmembrado de Piumhi e elevado à condição de município. A Igreja Católica teve um papel determinante na escolha do nome, impondo a homenagem à padroeira Nossa Senhora das Dores. Hoje, os habitantes são chamados doresopolitanos, e o município, segundo o censo do IBGE de 2010, tinha uma população de 1.440 habitantes.


Foto: reprodução/104 FM

Fonte: 104 FM


tags:


#brasil

#doresopolis

#minasgerais

#noticias

#webradiotempodepaz

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato