-->

Notícias

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Corinho de Fogo vira hit nas redes sociais

Corinho de Fogo vira hit nas redes sociais


 










Pagodão pentecostal? Corinho de Fogo vira hit nas redes sociais; conheça o estilo musical gospel


Pagodão petencostal? Um registro do pastor Samuel Eleotério, de 25 anos, se tornou sensação nas redes sociais na última semana e chegou a ganhar um vídeo react do humorista baiano João Pimenta reagindo a canção que se assemelha ao gênero musical sucesso na Bahia e em ascensão no Brasil.


Na música, Samuel canta sobre a peleja do fiel e o swing digno de um baiano fez com que o público cravasse que o artista era da Bahia. "Eu te chamei pra esse comando é pra pelejar... A caminho de casa no vau de jaboque o anjo desceu. A batalha travada, agarrando no anjo vencendo essa guerra não vou te soltar", diz a música.


No entanto, Samuel Eleotério está a pouco mais de 1.700km de Salvador. O pastor nasceu e foi criado na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, e desde os 11 anos faz carreira na igreja Assembleia de Deus Pentecostal (ADEP). Ah, e o estilo que vem sendo chamado de pagode pelo público é, na verdade, o corinho de fogo.


A estudiosa Jaci Maraschin (1983) afirma que o corinho é uma expressão que se tornou popular nas igrejas protestantes de missão para designar os cânticos alternativos, que não constam no hinário oficial da igreja. Atualmente, Samuel Eleoterio, que tem mais de 130 mil ouvintes mensais no Spotify, trabalha com a música 'Espada Afiada', porém a faixa 'Escuta o Barulho', é o maior sucesso do artista com mais de 2 milhões de visualizações.


De acordo com o estudioso Valderino Albuquerque na dissertação 'Dá gloria e recebe: a expressão mítico-ritual nos 'corinhos de fogo' no culto [neo]pentecostal', de 2014, a expressão musical não é uma novidade nas igrejas e costuma ser presente em determinadas localizações, em especial, nas periferias urbanas.


Outro corinho que viralizou nas redes sociais foi o 'Dá-lhe Bicuda na Cara do Cão', da bispa Luciana Alves, lançada há mais de 10 anos. O fenômeno tem como principais características a cultura afrodiaspórica e traz nas canções elementos marcantes de percussão, por isso, a semelhança ao axé music, samba reggae e o pagode baiano. 


O mestrando Nilson dos Santos Soares, que publicou um artigo sobre os corinhos de fogo em Salvador e no Rio de Janeiro durante o Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult), em 2024, citou ainda a diferença entre os corinhos na capital baiana e no Rio de Janeiro, os objetos de estudo dele.


"Enquanto no fenômeno soteropolitano o ritmo acelerado e percussivo se assemelha ao axé music, ao samba-reggae, e ao pagode baiano, o ritmo também acelerado e percussivo do corinho carioca se assemelha ao samba-enredo, ao afoxé, e ao pagode carioca e do samba fundo de quintal."


Entre os hits mais conhecidos do estilo Corinho de Fogo estão: 'Hoje a Terra Vai Tremer' de Valquíria Oliveira, 'Vem Na Marcha', de Zé Carlos e Rejanne, 'Cadê os Pentecostais' e 'Jericó Vai Cair'  de Rejanne, 'Jacó Segurou o Anjo', de Edinaldo do Rio, e canções da banda Fogo no Pé'.


Há quem critique as músicas no estilo corinho de fogo por fugirem da adoração, falarem o nome de "demônios" e se misturarem com estilos que são considerados com pecaminosos, como o funk e o pagode, por exemplo. Para outros, o estilo fez com que mais jovens se aproximassem da igreja e outras pessoas passassem a se identificar com o estilo descontraído.



fonte: bahianoticias

imagen: instagram



tags: 


#pentecostal

#corinho

#redessociais

#gospel

#webradiotempodepaz


Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato