-->

Notícias

terça-feira, 5 de março de 2024

Pessoas de até 40 anos já podem emitir a nova carteira de identidade através do Detran.RJ

Pessoas de até 40 anos já podem emitir a nova carteira de identidade através do Detran.RJ

 













O novo documento foi implementado no estado em janeiro do ano passado


Cidadãos de até 40 anos já podem requisitar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que possui o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como único número de identificação. O novo documento foi implementado no estado em janeiro do ano passado, e é válido em todo o território nacional. Ele tem o objetivo de dificultar fraudes. Em janeiro do ano passado, o documento começou a ser emitido para crianças entre 0 e 11 anos. Em abril, a idade foi ampliada a emissão do documento para 18 anos.


É importante lembrar que a primeira via da CIN é isenta de taxas ou pagamento de Documento Único de Arrecadação do Detran (Duda). Os interessados em pedir o novo documento devem apresentar a certidão original de nascimento ou casamento e o documento de inscrição no CPF. Quem não tiver o CPF pode fazer a inscrição pelo site da Receita Federal ou em unidades conveniadas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil. 


“É muito importante para o Detran.RJ ampliar a oferta deste documento. A CIN evita a duplicidade de registros e dificulta fraudes. Hoje, a pessoa pode tirar um RG diferente em cada estado da federação. Com essa carteira isso vai acabar”, disse o presidente do departamento, Glaucio Paz.


Além disso, o novo documento de identificação possui um QR Code, que possibilita a verificação da autenticidade do documento, bem como saber se ele foi furtado, clonado ou extraviado. O novo documento também tem um código internacional utilizado em passaportes, chamado MRZ, que facilita o uso da identidade como documento de viagem, sendo lido em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. A CIN possui também elementos gráficos que dificultam a falsificação.


Documento digital

Desde agosto do ano passado, a CIN também está disponível no formato digital pelo aplicativo Gov.br do governo federal. Essa alternativa poderá ser baixada após a emissão do documento impresso. O usuário pode baixar o aplicativo nas lojas IOS ou Android, fazer o cadastro e acessar o documento pelo celular. Com esse documento virtual, são oferecidas diversas vantagens para os cidadãos e para o sistema de segurança pública, como mais praticidade já que todos andam com celular e podem ter a CIN na palma da mão a todo tempo.


Pelo decreto federal que instituiu a CIN, o documento anterior será válido no país até 28 de fevereiro de 2032. Apenas daqui a nove anos, portanto, os usuários precisarão ter a nova Carteira de Identidade Nacional, o que permitirá uma transição gradual para o novo modelo. Pessoas com 60 anos ou mais terão a opção de não mudar o documento.

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato