-->

Notícias

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Ciclone Akará: Inmet mantém alerta laranja para chuvas fortes em todo país

Ciclone Akará: Inmet mantém alerta laranja para chuvas fortes em todo país

 













Volumes de até 100 mm e ventania forte são esperados nesta quarta-feira (21/02)


O Brasil está em alerta laranja para esta quarta-feira (20/2). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de vento forte de até 100 quilômetros por hora, e chuva intensa de até 100 milímetros — desde o Paraná, todo Sudeste e áreas do Centro-Oeste, Nordeste e Norte, em um período de 24 horas.


A situação deve ocorrer mesmo com a tempestade tropical “Akará” perdendo força e voltando à classificação de “depressão tropical”.


Segundo a Marinha do Brasil, o sistema não deve se aproximar da costa brasileira, mas manter-se no mar entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. E, à medida que se desloca, provoca a formação de ondas de 3 a 4 metros, com risco para navegação e pesca.


De acordo com Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), nas proximidades do litoral catarinense não há influência do Araká e a ondulação permanece com direção sudeste, variando entre 1,5 e 2 metros.


Veja a previsão do tempo para cada região do país


Sul

A maior parte do território do Rio Grande do Sul deve ter tempo firme, pouca nebulosidade e temperaturas elevadas no meio da tarde, inclusive na capital Porto Alegre. Só há chance de chuvas pontuais no norte do Estado.


Entre Santa Catarina e no Paraná, chove de maneira isolada, principalmente no oeste paranaense. Curitiba e litoral terão pancadas fortes desde a manhã acompanhadas de ventanias, diz o boletim da Climatempo.


Sudeste

Nuvens carregadas se mantêm em toda região, com possibilidade de chuva intensa em áreas do Espírito Santo, boa parte do interior e do norte de Minas Gerais, além da capital Belo Horizonte. Há chances de alagamentos e enchentes já que o solo se encontra saturado.


Nos municípios de São Paulo e do Rio de Janeiro, o alerta é de temporais durante todo o dia. No interior paulista, a meteorologia prevê Sol no início do dia, com nebulosidade à tarde.


Centro-Oeste

Só não há previsão de chuva no sudoeste do Mato Grosso do Sul. Ponta Porã terá sol, pouca nebulosidade e muito calor. Campo Grande segue com chuva.


As pancadas mais intensas serão no Distrito Federal e norte de Goiás, onde o alerta é de perigo. Nas capitais Cuiabá (MT) e Goiânia (GO), a chuva acontece de maneira forte a partir do período da tarde.


Nordeste

Praticamente toda a região terá chuva constante, com destaque do trecho entre Barreiras, na Bahia, até São Luís, no Maranhão. Salvador também terá pancadas ao longo do dia, mas o Sol aparece também. O litoral de Alagoas, Sergipe e Pernambuco também são destaques para receber chuva nesta quarta-feira.


Norte

O calor e o tempo seco predominam em Roraima, parte do Amazonas, do Pará e Amapá. No Acre, Rondônia e Tocantins a chuva continua acontecendo com bastante intensidade.


Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato