Volumes de até 100 mm e ventania forte são esperados nesta quarta-feira (21/02)
O Brasil está em alerta laranja para esta quarta-feira (20/2). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de vento forte de até 100 quilômetros por hora, e chuva intensa de até 100 milímetros — desde o Paraná, todo Sudeste e áreas do Centro-Oeste, Nordeste e Norte, em um período de 24 horas.
A situação deve ocorrer mesmo com a tempestade tropical “Akará” perdendo força e voltando à classificação de “depressão tropical”.
Segundo a Marinha do Brasil, o sistema não deve se aproximar da costa brasileira, mas manter-se no mar entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. E, à medida que se desloca, provoca a formação de ondas de 3 a 4 metros, com risco para navegação e pesca.
De acordo com Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), nas proximidades do litoral catarinense não há influência do Araká e a ondulação permanece com direção sudeste, variando entre 1,5 e 2 metros.
Veja a previsão do tempo para cada região do país
Sul
A maior parte do território do Rio Grande do Sul deve ter tempo firme, pouca nebulosidade e temperaturas elevadas no meio da tarde, inclusive na capital Porto Alegre. Só há chance de chuvas pontuais no norte do Estado.
Entre Santa Catarina e no Paraná, chove de maneira isolada, principalmente no oeste paranaense. Curitiba e litoral terão pancadas fortes desde a manhã acompanhadas de ventanias, diz o boletim da Climatempo.
Sudeste
Nuvens carregadas se mantêm em toda região, com possibilidade de chuva intensa em áreas do Espírito Santo, boa parte do interior e do norte de Minas Gerais, além da capital Belo Horizonte. Há chances de alagamentos e enchentes já que o solo se encontra saturado.
Nos municípios de São Paulo e do Rio de Janeiro, o alerta é de temporais durante todo o dia. No interior paulista, a meteorologia prevê Sol no início do dia, com nebulosidade à tarde.
Centro-Oeste
Só não há previsão de chuva no sudoeste do Mato Grosso do Sul. Ponta Porã terá sol, pouca nebulosidade e muito calor. Campo Grande segue com chuva.
As pancadas mais intensas serão no Distrito Federal e norte de Goiás, onde o alerta é de perigo. Nas capitais Cuiabá (MT) e Goiânia (GO), a chuva acontece de maneira forte a partir do período da tarde.
Nordeste
Praticamente toda a região terá chuva constante, com destaque do trecho entre Barreiras, na Bahia, até São Luís, no Maranhão. Salvador também terá pancadas ao longo do dia, mas o Sol aparece também. O litoral de Alagoas, Sergipe e Pernambuco também são destaques para receber chuva nesta quarta-feira.
Norte
O calor e o tempo seco predominam em Roraima, parte do Amazonas, do Pará e Amapá. No Acre, Rondônia e Tocantins a chuva continua acontecendo com bastante intensidade.