A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, realizou apreensões de substâncias impróprias em um salão de beleza de Pato Branco, durante inspeção sanitária de rotina.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Tatiany Zierhut Amorim, destacou que durante a inspeção foram apreendidas quatro ampolas de tirzepatida 5 mg, uma ampola de tirzepatida 15 mg e duas seringas de 1 ml com invólucro violado.
A tirzepatida é um fármaco utilizado para o tratamento da obesidade e diabetes tipo 2 e popularmente comercializado como Mounjaro. A substância só pode ser vendida legalmente em farmácias e drogarias autorizadas, mediante retenção de receita médica. A prescrição é restrita a médicos e cirurgiões-dentistas, sendo proibida a venda por clínicas de estética.
Foram desprezados no local os produtos injetáveis (enzimas) com prazo de validade vencidos: dezembro de 2024 e abril e setembro de 2025; dois frascos de tirzepatida utilizados sem controle de validade; e um frasco de toxina botulínica já utilizado, sem identificação de data de abertura e controle de validade. Diante dos fatos, a Vigilância Sanitária iniciou o processo de infração.
Fonte: Vigilância Sanitária de Pato Branco
Colaboração: Rádio Itapuã
#noticia
#patobranco
#vigilancia
#webradiotempodepaz