-->

Notícias

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

PETROPOLIS RJ - IMPLANTAÇÃO DO MEMORIAL DE LIBERDADE, VERDADE e JUSTIÇA AVANÇA COM PARTICIPAÇÃO DE REPRESENTANTES DA PREFEITURA, DO MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS E DA UFF

PETROPOLIS RJ - IMPLANTAÇÃO DO MEMORIAL DE LIBERDADE, VERDADE e JUSTIÇA AVANÇA COM PARTICIPAÇÃO DE REPRESENTANTES DA PREFEITURA, DO MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS E DA UFF


 















Projeto prevê museu, acervo oral e seminários nacionais sobre políticas de memória e repressão_

O processo de implantação do Memorial de Liberdade, Verdade e Justiça, em Petrópolis, segue em andamento com ações articuladas entre a Prefeitura, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Na manhã desta terça-feira (06/08), foi realizada uma reunião para apresentar e discutir as etapas de implementação Memorial, que ocupará o imóvel onde funcionou um centro clandestino de repressão durante a ditadura militar, conhecida como Casa da Morte.

....“A posse do imóvel e o início da fase de implementação representam um passo importante no reconhecimento da história e na promoção dos valores democráticos que defendemos”_, afirmou Hingo Hammes.

A coordenadora-geral de Apoio a Políticas de Memória e Verdade do MDHC, Paula Franco, destacou a importância do projeto. 

....“A transformação de um local de tamanha relevância histórica em um memorial representa mais um passo na construção de um amanhã pautado no fortalecimento da democracia e no compromisso com o que nunca mais deve se repetir”_, declarou Paula Franco.

Durante a reunião, foi apresentada a estrutura preliminar do projeto, que inclui a criação imediata de um memorial com roteiro de visitação, identificação do espaço com placa explicativa, formação de profissionais como professores e guias turísticos, confecção de materiais didáticos, avaliação arquitetônica do imóvel, formação de acervo oral e articulação com a comunidade local. Também estão previstos seminários nacionais e internacionais sobre gestão de lugares de memória da repressão e publicações acadêmicas e institucionais.

....“O memorial é parte de um esforço coletivo para reconhecer, preservar e transmitir a história de violações cometidas pelo Estado, contribuindo com a formação crítica das futuras gerações”_, ressaltou a secretária-chefe de Gabinete, Rosangela Stumpf. 

....“A rede de ensino poderá se beneficiar de materiais pedagógicos, visitas mediadas e ações formativas voltadas à promoção da cidadania e da consciência histórica”_, afirmou a secretária de Educação, Ana Carolina Kapler.

O presidente do Instituto Municipal de Cultura, Adenilson Honorato da Silva, destacou o papel do espaço na preservação da memória e na articulação entre diferentes áreas da administração pública.

 ...“A criação do memorial permite que cultura, educação e direitos humanos atuem de forma integrada na valorização da história e na construção de políticas públicas de memória”_, afirmou.

O encontro também contou com a presença de representantes da UFF, da equipe técnica do MDHC; o procurador-geral do município, Fernando Fernandes; a secretária de Assistência Social, Habitação e Regularização Fundiária, Adriana Kreischer; a controladora-geral, Juliana Salvini e o secretário de Administração e de Recursos Humanos, Wagner Ferreira.

Em decisão judicial de maio deste ano, a 4ª Vara Cível de Petrópolis concedeu ao município a posse do imóvel localizado no Caxambu. A partir dessa vitória jurídica, a Prefeitura iniciou os trâmites para a transformação oficial do espaço no Memorial de Liberdade, Verdade e Justiça.


Fonte e foto: Web Rádio Piabanha

Tags:

#noticias

#petropolis

#webradio

#memorial

#uff

#webradiotempodepaz

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato