Em 2025, as primeiras seis semanas mostram uma redução de cerca de 60% no número de casos prováveis de dengue no Brasil, comparado ao mesmo período de 2024, de acordo com o painel de monitoramento das arboviroses do Ministério da Saúde. O número de casos foi de 281.049 em 2025, contra 698.482 no ano passado. No Rio de Janeiro, a diminuição foi ainda mais expressiva, com uma redução de 91%, passando de 53.613 para 4.811 casos. Essa queda é atribuída ao Plano de Ação para Redução dos Impactos das Arboviroses, lançado em setembro de 2024.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que a diminuição dos casos é fruto de um esforço conjunto entre o Ministério da Saúde, estados, municípios e a população, com o objetivo de salvar vidas e proteger a saúde dos cidadãos. O pesquisador Claudio Maierovitch, da Fiocruz Brasília, reforçou a importância da conscientização da população e da organização da rede de saúde para garantir acesso fácil ao tratamento.
Entre os estados, 17 apresentaram redução de casos, com destaque para o Distrito Federal (-97%), Rio de Janeiro (-91%), Minas Gerais (-88%), Amapá (-79%) e Paraná (-74%). No entanto, São Paulo apresenta uma elevação de cerca de 60% no número de casos, preocupando autoridades devido à circulação do sorotipo 3 do vírus, que não aparecia no Brasil há mais de 15 anos. O Ministério da Saúde está monitorando de perto a situação e mantendo diálogo com autoridades estaduais e municipais para conter a disseminação.
O Plano de Controle da Dengue do Ministério da Saúde inclui ações como a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) e a Caravana da Saúde, que já enviou equipes a 22 municípios em 12 estados. Além disso, a campanha "Tem 10 minutinhos?" busca engajar a população na prevenção, com a limpeza das residências, já que 75% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão dentro das casas.
A pasta também distribuiu 6,5 milhões de testes rápidos para diagnóstico da doença e intensificou o envio de insumos como larvicidas e inseticidas para os municípios. O esforço conjunto entre as autoridades e a população tem sido essencial para o controle da dengue no Brasil.
As informações são do Ministério da Saúde.
Foto: Reprodução/internet
Fonte: Jornal de Paraíba do Sul - JPS
tags:
#brasil
#dengue
#saude
#noticias
#webradiotempodepaz