-->

Notícias

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Arboviroses: Rio de Janeiro registra redução de 91% nos casos de Dengue em 2025

Arboviroses: Rio de Janeiro registra redução de 91% nos casos de Dengue em 2025

 














Em 2025, as primeiras seis semanas mostram uma redução de cerca de 60% no número de casos prováveis de dengue no Brasil, comparado ao mesmo período de 2024, de acordo com o painel de monitoramento das arboviroses do Ministério da Saúde. O número de casos foi de 281.049 em 2025, contra 698.482 no ano passado. No Rio de Janeiro, a diminuição foi ainda mais expressiva, com uma redução de 91%, passando de 53.613 para 4.811 casos. Essa queda é atribuída ao Plano de Ação para Redução dos Impactos das Arboviroses, lançado em setembro de 2024.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que a diminuição dos casos é fruto de um esforço conjunto entre o Ministério da Saúde, estados, municípios e a população, com o objetivo de salvar vidas e proteger a saúde dos cidadãos. O pesquisador Claudio Maierovitch, da Fiocruz Brasília, reforçou a importância da conscientização da população e da organização da rede de saúde para garantir acesso fácil ao tratamento.

Entre os estados, 17 apresentaram redução de casos, com destaque para o Distrito Federal (-97%), Rio de Janeiro (-91%), Minas Gerais (-88%), Amapá (-79%) e Paraná (-74%). No entanto, São Paulo apresenta uma elevação de cerca de 60% no número de casos, preocupando autoridades devido à circulação do sorotipo 3 do vírus, que não aparecia no Brasil há mais de 15 anos. O Ministério da Saúde está monitorando de perto a situação e mantendo diálogo com autoridades estaduais e municipais para conter a disseminação.

O Plano de Controle da Dengue do Ministério da Saúde inclui ações como a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) e a Caravana da Saúde, que já enviou equipes a 22 municípios em 12 estados. Além disso, a campanha "Tem 10 minutinhos?" busca engajar a população na prevenção, com a limpeza das residências, já que 75% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão dentro das casas. 

A pasta também distribuiu 6,5 milhões de testes rápidos para diagnóstico da doença e intensificou o envio de insumos como larvicidas e inseticidas para os municípios. O esforço conjunto entre as autoridades e a população tem sido essencial para o controle da dengue no Brasil. 

As informações são do Ministério da Saúde.


Foto: Reprodução/internet

Fonte: Jornal de Paraíba do Sul - JPS


tags:


#brasil

#dengue

#saude

#noticias

#webradiotempodepaz


Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato