Foram doados rins, fígado e córneas, após o falecimento de uma mulher de 57 anos
Porto Real – Os profissionais do Hospital São Francisco de Assis (HMSFA), em Porto Real, realizaram uma cirurgia de captação de órgãos da unidade, na madrugada desta sexta-feira (10). O procedimento ocorreu após ser confirmada a morte encefálica de uma mulher de 57 anos onde foram captados os rins, fígado e córneas.
De acordo com a direção do HMSFA, essa é a primeira vez que ocorre esse tipo de cirurgia desde a ampliação da unidade, sendo essa uma experiência única do Centro Cirúrgico e CTI, tanto de vida, quanto profissional.
“A equipe assistencial agiu rápido e conseguiu cumprir um protocolo instituído pelos Governos Federal e Estadual, ou seja, identificaram um potencial doador e seguiram com o andamento do processo acionando a Central de Transplante Estuadual, detalhou a subsecretária de Saúde, Ana Carla Carvalho.
O Prefeito Alexandre Serfiotis descreveu a ação como um ato de amor e solidariedade, que fez toda a diferença. “Doar órgãos não é apenas dar partes do corpo, é dar uma chance de continuar a jornada da vida para outra pessoa. Desejo minhas condolências e faço um agradecimento especial à família pela generosidade em um momento tão difícil. Quero ainda, parabenizar aos profissionais de Saúde que se dedicaram a essa importante ação”, disse Alexandre.
Após a cirurgia, os órgãos ficaram sob os cuidados do Programa Estadual de Transplante (PET), que é a central de transplante do Estado e que se responsabiliza pela destinação dos órgãos.
Foto: Reprodução/site marcus escrivani
Fonte: G1
tags:
#brasil
#portoreal
#transplante
#noticias
#webradiotempodepaz