-->

Notícias

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Bloqueado pelo STF, X volta a funcionar no Brasil; Elon Musk faz provocação na rede social

Bloqueado pelo STF, X volta a funcionar no Brasil; Elon Musk faz provocação na rede social

 















"Qualquer magia suficientemente avançada é indistinguível da tecnologia", publicou Musk


O X, antigo Twitter, "voltou" a operar no Brasil após o bloqueio feito pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 30 de agosto. Na própria rede social, Elon Musk, dono do X, fez uma provocação contra a decisão.


"Qualquer magia suficientemente avançada é indistinguível da tecnologia", disse Musk, citando o inventor britânico Arthur Clarke.


Como o X "voltou"?

Segundo uma nota emitida pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), o aplicativo da rede social foi atualizado, na madrugada desta quarta-feira (18), e, agora, não utiliza mais endereços de IP (Protocolo de Internet) do próprio X e sim vinculados ao serviço Cloudflare — um intermediário entre os usuários e os servidores.


A mudança nos servidores do X dificulta o bloqueio do aplicativo, pois a rede social não utiliza mais IPs específicos, atuando por meio de um "escudo" que mascara o IP original e utiliza IPs dinâmicos, com mudanças constantes, como explica o coordenador do MBA em Cibersegurança da FIAP, Marcelo Lau:


"Qualquer outro bloqueio que você já tinha previsto, que não utilizava serviços da Cloudflare, funcionava. Agora, vai ter que bloquear o serviço da Cloudflare".


Contudo, bloquear o Cloudflare traria diversas de implicações, isso porque diversos sites de bancos, empresas e até mesmo alguns domínios do próprio Governo utilizam os serviços da Cloudflare.


"A Cloudflare é um serviço utilizado como uma camada intermediária para evitar que atacantes tenha êxito para tentar derrubar serviços na internet", explica Marcelo.


O que é o Cloudflare?

O Cloudflare é um serviço de rede em nuvem que é utilizado, sobretudo, para acelerar a performance de sites e para proteção contra ataques de hackers, utilizando um sistema de firewall de aplicação web (WAF) e de proxy reverso.


Posicionamento do STF

O SBT News entrou em contato com o Supremo Tribunal Federal (STF) para obter um posicionamento sobre a "volta" do funcionamento do X no Brasil, mas fomos informados de que, até o momento, não há novas informações.


Mais cedo, o STF emitiu uma nota afirmando que a volta da rede social se tratava de uma "instabilidade no bloqueio de algumas redes".




fonte: sbtnews

imagen: Reprodução/Redes Sociais | Nelson Jr./SCO/STF




tags: 


#x

#twitter

#elonmusk

#alexandredemoraes

#webradiotempodepaz


Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato