-->

Notícias

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Anvisa proíbe temporariamente venda e uso de produtos à base de fenol

Anvisa proíbe temporariamente venda e uso de produtos à base de fenol


 











Anvisa proíbe temporariamente uso de fenol em procedimentos estéticos e de saúde


Segundo a Anvisa, não foram apresentados estudos que comprovem a eficácia e segurança do produto fenol para o uso em procedimentos estéticos


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a resolução nº 2.384, na qual proíbe a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos.


De acordo com a norma, a exceção se dá para os produtos devidamente regularizados junto ao órgão nas exatas condições de registro e produtos de uso em laboratórios analíticos ou de análises clínicas.


Segundo a agência, não foram apresentados ao órgão estudos que comprovem a eficácia e segurança do produto fenol para uso em procedimentos de saúde em geral ou estéticos.


Pedido Cremesp à Anvisa

Na última sexta-feira (21/6), o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) entrou com uma ação na Justiça Federal para pedir que a agência proibisse a venda de substâncias químicas à base de fenol para quem não for médico.


Atualmente, é possível encontrar farmacêuticos, biomédicos e esteticistas comprando o peeling de fenol para aplicá-lo em pacientes. O Cremesp e Conselho Federal de Medicina (CFM) defendem que somente médicos com especialização em dermatologia estão habilitados a executar o procedimento estético por considerá-lo invasivo.


Entretanto, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Conselho Federal de Biomedicina (CFB) possuem resoluções que autorizam os profissionais das respectivas classes a realizar peelings químicos, incluindo a modalidade com fenol.


Segundo o Cremesp, procedimentos estéticos invasivos, como é o peeling de fenol, têm de ser feitos somente por médicos.


fonte: metropoles


tags:


#anvisa

#peeling

#fenol

#cremesp

#webradiotempodepaz

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato