A final da Uefa Champions League 2023/24 está definida!
Nesta quarta-feira (8), o Real Madrid venceu o Bayern de Munique por 2 a 1, em uma virada emocionante nos acréscimos, pelo jogo de volta da semifinal, e avançou à decisão com 4 a 3 no placar agregado.
Na grande decisão, o time espanhol enfrentará o rival Borussia Dortmund, que se classificou para a decisão na última terça-feira (7) ao vencer o PSG por 1 a 0, no Parque dos Príncipes.
A finalíssima está marcada para o dia 1º de junho, às 16h (de Brasília), no Estádio de Wembley, na Inglaterra.
Na partida, o Real teve que superar uma atuação monumental do goleiro Manuel Neuer.
O arqueiro foi disparado o melhor em campo no Bernabéu, fazendo várias defesas espetaculares e sendo o principal nomes da classificação dos alvirrubros.
Segundo o TruMedia, banco de estatísticas da ESPN, o craque realizou 5 defesas difíceis, sendo 3 delas em finalizações do brasileiro Vinicius Jr.
Para piorar, Alphonso Davies fez um verdadeiro golaço no 2º tempo, que silenciou o templo do futebol espanhol por alguns minutos.
Detalhe: o canadense começou o jogo no banco e entrou no 1º tempo para jogar improvisado como atacante depois que Gnabry se lesionou.
No entanto, Carlo Ancelotti mexeu de forma certeira no time blanco, que mostrou todo o peso de sua camisa e arrancou uma virada nos minutos finais do duelo.
Primeiro, Neuer, que vinha sendo o herói, falhou feio e entregou nos pés de Joselu, que havia acabado de entrar. Empate e loucura no Bernabéu.
O gol balançou o Bayern, e o nocaute veio praticamente na sequência: Rüdiger cruzou e o próprio Joselu colocou o Real Madrid, o "Imortal", na final da Liga dos Campeões.
Agora, os merengues vão em busca da 15ª taça em Wembley, enquanto o Dortmund tentará sua 2ª conquista.
O jogo
Em campo, o Real Madrid foi no embalo da torcida e iniciou pressionando o Bayern, girando bola e esperando um espaço fatal para abrir o placar.
Isso quase aconteceu aos 13 minutos, quando Carvajal, de volta após cumprir suspensão na partida de ida, acertou passe espetacular para Vinicius Jr. na grande área.
O "Malvadeza" bateu cruzado, Neuer desviou com a ponta dos dedos e a bola bateu na trave. No rebote, Rodrygo tentou empurrar para dentro, mas mandou em cima do goleiro alemão.
O lance "acordou" o time da Bundesliga, que se organizou melhor em campo e respondeu logo na sequência, dando um susto enorme na torcida merengue.
Em batida de fora da área, Harry Kane disparou um torpedo no cantinho, mas Lunin se atirou na bola e conseguiu espalmar para escanteio.
A partida era bem disputada, e o Real teve mais uma grande oportunidade de sair na frente aos 39, em outro belo lance de Vini Jr.
Puxando pela esquerda, o brasileiro deu um "cruzamento-chute" para a área e quase pegou Neuer de surpresa, mas o arqueiro conseguiu se recuperar e fez grande defesa.
Na volta do intervalo, a primeira grande oportunidade foi novamente dos blancos, e novamente como Vinicius protagonista.
Ao seu estilo, ele deixou Kimmich e Laimer na saudade e cruzou para Bellingham, que resvalou de perna esquerda. A bola saiu resvalando a trave.
O Madrid seguiu em cima, e Rodrygo levantou a torcida aos 13: em batida de falta maravilhosa, o ex-Santos quase marcou, mas parou em outra grande intervenção de Neuer.
A pressão merengue era infernal: no lance seguinte, Vinicius Jr. entrou costurando na grande área e soltou uma bomba. Neuer fez mais um milagre e salvou o Bayern.
Mas, como diz um dos mais antigos ditados do futebol: quem não faz, leva...
Aos 22 minutos, o lateral Davies, que havia entrado no 1º tempo na vaga do lesionado Gnabry para jogar improvisado no ataque, simplesmente calou o Santiago Bernabéu.
O canadense recebeu lançamento na ponta, arrancou, cortou para a perna direita e disparou um balaço na gaveta de Lunin, que não teve qualquer chance de defesa.
GOLAÇO!
Depois disso, a insanidade começou. Em cobrança de escanteio aos 28, Valverde recebeu no bico da área e cruzou rasteiro. Nacho desviou, a bola bateu na zaga e morreu no fundo das redes de Neuer.
Enquanto os jogadores do Real comemoravam, porém, o árbitro Szymon Marciniak foi chamado ao VAR para checar uma possível falta de Nacho, que empurrou o rosto do zagueiro De Ligt.
O juiz concordou com a observação feita pelo árbitro de vídeo Tomasz Kwiatkowski e imediatamente anulou o tento.
Só que o futebol tem outra máxima: juiz e goleiro só podem receber elogios depois que a partida termina...
Aos 43 minutos, Vini Jr. chutou e Neuer tinha tudo para fazer uma defesa bem tranquila. No entanto, ele se atrapalhou e soltou nos pés de Joselu, que só escorou para dentro.
Insanidade no Santiago Bernabéu com mais um gol de empate no apagar das luzes!
Logo em seguida, o Real Madrid mostrou por que é o time "imortal" da Champions League.
Em jogada bizarra na área, Nacho fez o pivô e achou Rüdiger, que cruzou. Joselu completou de chapa para o fundo das redes e colocou os merengues na final.
A noite será longa em Madri!
publicação: espn