O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidiu, por quatro votos a três, pela absolvição do governador Cláudio Castro (PL) da acusação de abuso de poder político e econômico durante o processo eleitoral de 2022. Votaram pela procedência da acusação o relator, Peterson Barroso Simão, a desembargadora Daniela Bandeira de Freitas e o presidente da Corte, Henrique Carlos de Andrade Figueira.
No início da sessão desta quinta-feira, Marcello Granado abriu a divergência, que foi seguida pelo juiz Gerardo Carnevale Ney da Silva e pelo jurista Fernando Marques de Campos Cabral Filho. O Ministério Público Eleitoral (MPE) e o advogado do ex-deputado federal Marcelo Freixo (PSB) vão recorrer da decisão.
A acusação do MPE envolve o suposto uso de cargos “secretos” do governo para fins eleitorais em 2022. Desde dezembro daquele ano, Castro e outros 11 réus são investigados pelo caso. Além do governador, também são alvos o vice Thiago Pampolha (MDB) e o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil). (leia mais no fim da reportagem).
Após a decisão, o governador Cláudio Castro se manifestou pela rede X, antigo Twitter, cutucando o ex-adversário Marcelo Freixo: "Repito o que sempre disse ao ex-deputado Marcelo Freixo: respeite o resultado das urnas e a vontade do nosso povo. A democracia hoje é a grande vitoriosa", publicou.
creditos: pagina8