Notícias

quarta-feira, 17 de abril de 2024

PEC que criminaliza porte de qualquer quantidade de droga é aprovada no Senado

PEC que criminaliza porte de qualquer quantidade de droga é aprovada no Senado

 












O texto recebeu, no primeiro turno, 53 votos favoráveis e nove contrários, já no segundo turno, recebeu 52 a favor e nove contrários.


A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criminaliza o porte e posse de drogas, independentemente da quantidade, foi aprovada nesta terça-feira (16), pelo Senado Federal. O texto recebeu, no primeiro turno, 53 votos favoráveis e nove contrários, já no segundo turno, recebeu 52 a favor e nove contrários. 


O PT foi o único partido que votou contra, o MDB liberou que os senadores da bancada para que votassem como preferissem e os demais partidos orientaram o voto a favor. Agora, o texto seguirá para a Câmara dos Deputados. 


A PEC é uma resposta direta dos parlamentares ao avanço do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento que pode descriminalizar o porte de maconha em pequena quantidade, para o uso pessoal do entorpecente. A proposta aprovada nesta terça no Senado, de autoria do Rodrigo Pacheco (PSD-MG), visa inserir na Constituição, a distinção entre o traficante e usuário. Neste caso, o usuário da substância ilícita teria penas alternativas à prisão. 


É importante destacar que na prática, a PEC não inova, mas repete o conteúdo presente na Lei das Drogas, em vigor desde o ano de 2006. Apesar disso, o texto tem o objetivo de inserir a criminalização das drogas na Constituição, tornando então, uma futura alteração mais difícil. 


publicação: portalgiro


Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato