-->

Notícias

segunda-feira, 1 de abril de 2024

Julgamento que pode cassar Moro começa nesta segunda-feira

Julgamento que pode cassar Moro começa nesta segunda-feira

 














Os dias 3 e 8 de abril também foram reservados para os julgamentos dos processos


O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) pode ter o mandato cassado por conta de duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que começarão ser julgadas nesta segunda-feira (1°). Os dias 3 e 8 de abril também foram reservados para os julgamentos dos processos, mas ainda não existe data de conclusão prevista, já que depende da velocidade dos votos da corte. 


Sergio Moro foi eleito após ganhar projeção nacional por ter sido o juiz da responsável pelos processos da Operação Lava Jato. O senador vai responder por abuso de poder econômico durante a pré-campanha eleitoral de 2022. Moro foi eleito senador com 1,9 milhão de votos. 


Os processos contra Moro foram movidos pelo Partido Liberal (PL) e pela Federação Brasil da Esperança - FÉ BRASIL (PT/PCDOB/PV) em novembro e dezembro de 2022. Em dezembro de 2023, Procuradoria Regional Eleitoral emitiu um parecer favorável à cassação do mandato dele. Na ocasião, o senador prestou depoimento no TRE e disse que as acusações são levianas. 


Julgamento 

O TRE disponibilizou 70 lugares para o público que quiser acompanhar as sessões presencialmente mediante cadastro prévio. A corte terá a presença de sete membros: 


Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson – presidente;

Desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza – relator;

Desembargadora Claudia Cristina Cristofani – juíza federal efetiva;

Doutor Anderson Ricardo Fogaça – juiz de Direito efetivo;

Doutor Guilherme Frederico Hernandes Denz – juiz de Direito efetivo;

Doutor Julio Jacob Junior – classe de advogado efetivo;

Doutor José Rodrigo Sade – classe de advogado efetivo.



publicação: portalgiro

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato