Notícias

sábado, 23 de março de 2024

Saúde transfere terceira sobrevivente de acidente aéreo no Acre para hospital em Manaus

Saúde transfere terceira sobrevivente de acidente aéreo no Acre para hospital em Manaus


 



















Suanne Camelo, de 30 anos, também foi levada para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) de Manaus. Voo saiu de Rio Branco na madrugada deste sábado (23).


A comerciante Suanne Camelo, de 30 anos, sobrevivente da queda de um avião no município de Manoel Urbano, na última segunda-feira (18), também foi transferida para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) de Manaus para continuar tratando os ferimentos. A Saúde do Acre encaminhou a jovem na madrugada deste sábado (23).


Contexto: Sete pessoas estavam a bordo da aeronave que caiu após decolar, incluindo o piloto, sendo quatro homens e três mulheres, que estavam seguindo para a cidade de Santa Rosa do Purus, distante 150 km do município de onde decolaram. Sidney Estuardo Hoyle Vega, comerciante peruano, morreu no acidente.


A transferência foi confirmada ao g1 pela família de Suanne. A previsão era de transferir Mateus Jeferson Fonte, de 26 anos, outro sobrevivente da tragédia, contudo, a prima de Suanne, Rhenata Chaves, disse que os 'médicos acharam que o mais viável é tratar da condição dela como um todo e o lugar mais indicado é Manaus'.


O piloto do avião Valdir Roney de Souza Mendes, de 59 anos, já havia sido transferido para Manaus na manhã de sexta-feira (22). O piloto está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 40% do corpo queimado. O avião saiu de Rio Branco por volta das 11h , conforme a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).


A biomédica Amélia Cristina Rocha Marques, de 28 anos, foi a primeira a ser transferida na madrugada desta sexta-feira (22). Com a transferência dos pacientes à Manaus, continuam internados no PS de Rio Branco: Bruno Fernando dos Santos, em estado estável na enfermaria, e Mateus Jeferson, que apresenta um caso grave e encontra-se na UTI, precisando de um atendimento especializado em queimaduras, porém estável, lúcido e orientado.


O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, falou sobre as transferências e agradeceu a Saúde do Amazonas. “Ofereço aqui o agradecimento a todos que participaram dessa regulação, dessa logística e dessa transferência, assim como o governo de Manaus que irá receber os nossos três pacientes e que irá garantir dessa forma o melhor tratamento para todos eles”, afirmou.


O avião Cessna Skylane 182 tinha capacidade para transportar, no máximo, quatro pessoas. Entretanto, seis passageiros e o piloto estavam dentro da aeronave no momento da queda. Além disso, o avião não tinha autorização para atuar como táxi aéreo.


Deonicilia Salomão Kalisto Kaxinawa, indígena de 15 anos, segue internada na Unidade Mista de Manoel Urbano.


Piora no quadro

Em entrevista ao g1, a mãe de Mateus Fonte, Francisca Raimunda de Fonte disse que o filho, que inicialmente teve o estado de saúde divulgado como estável, teve uma piora no quadro após realizar um procedimento de limpeza dos ferimentos e foi encaminhado à UTI.


"Eu achei que depois que fizeram aquela limpeza nele, eu achei que ele teve uma piorazinha, porque ele subiu pra UTI. A médica falou pra mim que ele veio pra UTI por causa dos ferimentos, pra não ficar em leito, ficar entrando muita gente. O tratamento dele é delicado, ela disse. Aí quando foi no outro dia, já me ligaram pra vir aqui pegar documentação para o TFD [Transferência para Fora de Domicílio]", explica.


Quais as causas do acidente?

Ainda não há informações sobre possíveis causas para a queda do Cessna Skyline 182. De acordo com o governo do Acre, o avião caiu logo após a decolagem, a 1 quilômetro da cabeceira da pista de Manoel Urbano.


O g1 questionou o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) se as causas do acidente serão investigadas. Em nota, o órgão disse que os investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados para realizar a 'Ação Inicial da ocorrência' envolvendo a aeronave.


"Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos da investigação, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação. A conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes", complementa a nota.

Qual era a situação do avião?

O avião Cessna Skylane 182 que caiu após decolar de Manoel Urbano, tinha capacidade para transportar no máximo quatro pessoas. Entretanto, seis passageiros e o piloto estavam dentro da aeronave no momento da queda. Além disso, o veículo, que seguia rumo a Santa Rosa do Purus, não tinha autorização para atuar como táxi aéreo.


O Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aponta que o avião registrado com o prefixo 'PT-JUN' tinha registro para serviço aéreo privado, mas não poderia ser utilizado como táxi aéreo já que estava com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) vencido desde o dia 1º de junho de 2019.


O serviço de táxi aéreo consiste em transportar passageiros a curta distância, como é o caso destas viagens intermunicipais. Desse modo, cada passageiro paga uma quantia pela passagem e, quando alcançar a quantidade máxima de pessoas na lotação, o voo sai rumo ao destino final. Como Santa Rosa do Purus é um dos municípios isolados do estado, os meios de acesso são apenas por barco ou avião.



publicação: g1

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato