Palavra de Hoje - O tempo como oportunidade
Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.
- Efésios 5:15-16
A maneira como vivemos é importante para Deus. Por isso, em diversos lugares da Bíblia somos encorajados a viver de modo digno, para o qual fomos chamados pelo Senhor. Os versículos de hoje nos recomendam isso mesmo: ter cuidado com a nossa maneira de viver. Não devemos viver como tolos, preguiçosos ou inconsequentes. Pelo contrário, devemos viver como sábios. E como fazemos isso? Remindo o tempo da melhor maneira, porque os dias são maus.
Aproveitar ou redimir o tempo significa desfrutar, progredir e empregar o tempo da melhor forma possível a cada instante que vivemos. Tire proveito do tempo, pois ele é uma nova oportunidade dada por Deus. Em seu comentário sobre o livro de Efésios, citando J. Stott, o pr. Hernandes Dias Lopes disse:
"Com certeza, as pessoas sábias têm consciência de que o tempo é um bem precioso. Todos nós temos a mesma quantidade de tempo ao nosso dispor: 60 minutos por hora, 24 horas por dia. As pessoas sábias empregam seu tempo de forma proveitosa. Li algures sobre um aviso no boletim de uma igreja. O aviso era assim:
1) “PERDIDAS, ontem, nalgum lugar entre o nascer e o pôr do sol, duas horas de ouro, cada uma cravejada com sessenta minutos de diamante. Nenhuma recompensa é oferecida, pois foram-se para sempre!”
2) “RESOLVIDO: nunca perder um só momento de tempo, mas, sim, tirar proveito dele da maneira mais proveitosa que puder”
Para resolver o problema insolúvel do tempo perdido, parece ser fundamental não perder mais nenhum tempo. Seja sábio, invista em si, no Reino e aproveite bem o tempo de vida que Deus te deu!
Referências Bibliográficas:
LOPES, Hernandes Dias. Efésios Igreja, a noiva gloriosa de Cristo. São Paulo: Hagnos, 2006.
STOTT, John RW. A Mensagem de Efésios: a nova sociedade de Deus. ABU Editora, 2001.
RAYNOR, Jordan. Redimindo o seu tempo. Sete princípios bíblicos para ser intencional, presente e extremamente produtivo. Pilgrim, 2022.