Download OU BAIXAR do Media Player Classic para reproduzir seus vídeos no PC
O Media Player Classic, também conhecido como Media Player 321, era um reprodutor de vídeos grátis com download para PC (Windows).
Vale ressaltar que o Media Player Classic acabou em 2017, chegando ao fim o seu suporte. O MPC-HC (Media Player Classic Home Cinema) também saiu de linha. Conheça cinco players de vídeo grátis para PCs com Windows.
Ele estava disponível em versões de 32 e 64 bits, porém não tinha compatibilidade com Android, iPhone (iOS), macOS ou Linux. Ou seja, não era possível baixar o Media Player Classic nessas plataformas.
O QUE É MEDIA PLAYER CLASSIC E COMO FUNCIONA
Com visual simples, ele era inspirado no Windows Media Player 6.4. Sua interface era leve e sua instalação era simples - bastava fazer o download.
Depois, o programa executava vídeos dos mais variados formatos. Ele possuía suporte para codecs que adicionam suportes extras.
A "leveza" do software faz com que ele economize memória durante a sua instalação. Ele dispensa o uso de interfaces pesadas e de criação de bibliotecas que possam torná-lo mais “pesado”.
A aplicação suporta nativamente formatos como MPG, AVI, DVD e SVCD/CVD. Entretanto, para suportar formatos atuais, como MKV, RMVB e MP4, é necessário a instalação de codecs adicionais.
Ideal para quem procura um player de vídeo simples e leve, o serviço dispensa até a instalação. Basta descompactar o arquivo .ZIP e executar o arquivo do programa. A interface simples permite ao usuário acessar arquivos de vídeo e executar DVDs facilmente. Veja como controlar o Windows Media Player com o Android.
Em meio a tantas opções, ele permite capturar imagens do vídeo, adicionar legenda a filmes, tornar a interface ainda mais minimalista e fazer a janela do aplicativo ficar acima de outras, permitindo a visualização sem interrupções.
Há ainda opções para execução em tela cheia, Zoom e até mudar o aspecto do vídeo - forçando a exibição em 16:9 (Cinema) ou 4:3 (TVs e monitores antigos).
O aplicativo é compatível com todos os codecs de vídeo presentes no mercado, desde que o usuário saiba como instalá-los. Portanto, é necessário que o download e a instalação de codecs sejam feitas posteriormente.
DIFERENÇAS ENTRE AS VERSÕES
Era comum as pessoas acharem que o Media Player Classic e o Media Player Classic – Home Cinema (MPC-HC) são o mesmo programa. O Media Player Classic é um player de vídeo com configurações avançadas, visual simples, mas somente com suporte a poucos formatos de vídeos.
Já o “Home Cinema” é uma modificação do Media Player Classic. Criada por outros programadores, essa modificação conta com suporte ao idioma português e os codecs dos formatos mais conhecidos e usados já estão incluídos no programa.
Entre esses codecs, podemos destacar: MPEG-4 (MP4), MP2, MP3, H.264, OGM e MKV.
FORMATOS SUPORTADOS
O Media Player Classic possuía uma grande gama de formatos suportados, são eles: flv, mkv, srt, swf, vob, m3u, ogv, m4a, m4v, aac, m2p, wv, mpeg4, vp6, xvid, mts, avi, mov, mp3, bik, cda, mp4, ogg, wav, wmv, wpl, ac3, aif, aiff, asf,asx, dvf, dvr, m2ts, mid, mpeg, mpg, msv, shn, spx, webm, wma, aifc, apl, ax, h264, lrc, m4b, prx, rmi, tta, vid, wax, wms e wmz.
Para rodar alguns desses tipos de arquivo, entretanto, talvez seja necessário instalar codecs adicionais ao programa.