Romanos 11:36
Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.
Para que possamos cuidar do nosso espírito precisamos primeiramente entender o porquê vivemos e para quem vivemos.
Há alguns anos temos visto o Humanismo ganhar espaço e temos visto a troca do Teocentrismo para o Antropocentrismo, colocando a cada dia mais o homem no centro de todas as coisas.
Porém para que possamos viver uma vida plena e com propósito precisamos alinhar nossos corações para o que Romanos nos diz. Precisamos viver Porque Dele, Por Ele e Para Ele.
Porque Dele
Isaías 40: 28 diz: Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. O Senhor é o Criador de todas as coisas e todas as coisas vieram Dele. Não há ninguém que possa se comparar ao Senhor. Nós não somos nada sem jesus. Tudo o que temos vem dele.
Por Ele
João 1:3 diz: Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Muitas vezes vejo que as pessoas tem tratado o sacrifício de Jesus como “não é mais que sua a obrigação”, como se nós tivéssemos escolha em aceitar Jesus e aquilo que Ele fez.
Nada existe sem o Senhor, Só podemos ter uma vida completa e plena em jesus. O Sacrifício de amor de Cristo nos traz a plenitude de podermos viver por Ele.
Em João 14:6 diz: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Não podemos chegar ao pai e viver essa vida no Espírito, se não for por Jesus e pelo sacrifício feito na cruz do calvário.
Para Ele
Várias Vezes em nossas vidas temos sim vivido o Porquê Dele, o Por Ele, mas para mim. Será que temos vivido uma vida para Cristo ou para nós mesmos?
Lucas 9: 23-24 diz: E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.
Nosso propósito e tudo o que fazemos não pode ser para as pessoas, tem que ser para Jesus. Quando amamos a Deus, podemos amar os irmãos, quando servimos a Deus, podemos servir aos irmãos.
Quando fazemos para as pessoas e não para o senhor nós nos cansamos, pois nunca será o suficiente. Quando entendemos que tudo é para Ele, amar a Ele, servir a Ele, somos transformados e não vivemos só por nós mesmos, e sim, para Ele que nos amou primeiro.
Viver para Deus é tão prazeroso que podemos suportar qualquer coisa pois fazemos para Ele, assim como diz em apocalipse 12:11: E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Tudo o que fazemos deve ser por Cristo, ele deve ser o centro das nossas vidas. Quando vivemos por Ele temos propósito. Devemos sempre tirar o centro de nós mesmos e colocar em Cristo. Mateus 6:33 nos diz: Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Quando buscamos posição, não entendemos a verdadeira posição que Deus tem pra nós. O Senhor deve ser o Centro de todas as coisas na nossa vida!