-->

Notícias

domingo, 21 de janeiro de 2024

Família do Paraná cultiva variedade exôtica de tomate preto

Família do Paraná cultiva variedade exôtica de tomate preto

 













O tomate preto, uma espécie exótica que chama a atenção pela coloração, tem dado seus primeiros frutos em solo paranaense. A variedade é cultivada pela família do agricultor   Bruno Bauer, de Ponta Grossa, nos Campos Gerais em uma chácara de alimentos orgânicos.

Conforme publicação do G1 ele relata que a espécie exótica da fruta foi importadas da Bélgica.  É uma das primeiras vezes que a variedade nasce no estado. Conheça tomate preto cultivado em Ponta Grossa

Segundo Bruno, apesar da variedade ter origem de um país frio, a espécie se adaptou bem ao clima da região. “É um tomate muito doce, bem gostoso. Ele é preto por fora e verde dentro. Quando maduro, passa para o vermelho”, explica.

A família cultiva tomates há 15 anos em uma chácara de alimentos orgânicos. A produção começou apenas com tomates tradicionais: salada, italiano e cereja. Todos sem agrotóxicos.

Com o passar dos anos, a aposta foi importar sementes de outros países. A plantação dos tomates pretos começou em 2023. “Ano passado plantamos de 20 a 25 pés. Já plantamos tarde, então sabíamos que não seria uma produção grande. Esse ano já passamos para 100 pés, que foi o número que estimei que a gente iria conseguir vender”, conta.

Por conta da coloração, o tomate caiu no gosto dos chefes de cozinha. Os 400 quilos desta safra já estão vendidos para diferentes restaurantes do estado. Porém, Bruno garante que o objetivo para os próximos anos é que o tomate preto possa também marcar presença nas gôndolas dos supermercados.














Fonte: G1 – PR

Fonte imagens: Google imagens

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato