A publicação de um teaser de uma série animada pela Amazon Prime desencadeou uma forte oposição nas plataformas digitais, já que sugere que os seres celestiais, anjos de Deus, são implacáveis, ao passo que os demônios, Lúcifer e sua companheira mítica, Lilith, são retratados com simpatia.
Através do Twitter, foi manifestada a inclinação dos personagens para com Satanás. “O céu e o inferno como nunca antes vistos. Aqui está a cena inicial de #HazbinHotel, que será lançada na sexta-feira no Prime Video”, dizia o pequeno teaser da série.
O trailer de “Hazbin Hotel” descreve Lúcifer como “um sonhador com ideias fantásticas para toda a criação”, mas os anciãos do Céu o veem como um agitador, pois consideram que seu pensamento é perigoso para a ordem do mundo celestial.
Nesta cena inicial, também é feita referência a Lilith, uma figura demoníaca feminina do folclore judaico. De acordo com a Enciclopédia Britânica, Lilith é considerada a mãe da descendência demoníaca de Adão. Lilith escapou do Jardim do Éden após se recusar a se submeter a seu marido, Adão, e posteriormente Deus criou Eva.
Com base nessa mitologia, o trailer sugere que Lilith e Lúcifer se apaixonaram após a fuga de Lilith do Éden e juntos foram responsáveis por tentar Eva a comer o fruto proibido. Lúcifer foi punido sendo lançado no “Pozo Escuro”, enquanto Lilith prosperou e empoderou a humanidade com sua voz e canções.
O clipe também insinua que o Céu se sentiu ameaçado pelo crescente poder do Inferno, levando-os a tomar a cruel decisão anual de enviar um exército exterminador para garantir que o Inferno e os pecadores não se rebelassem contra eles.
A protagonista do programa, Charlie Morningstar, é descendente de Lilith e busca reabilitar os demônios para que possam voltar ao céu.
Naturalmente, as reclamações não demoraram a surgir.
“Olha só, um novo programa da Amazon Prime no qual Lúcifer e os descendentes dos demônios são os heróis corajosos, o ‘pecado’ original de Adão é o patriarcado, Deus e seus anjos são os vilões cruéis, e o livre arbítrio da humanidade é exaltado como o bem supremo. Isso não é apenas lixo, é algo vil e maligno”, escreveu o editor-chefe do Federalista, John Daniel Davidson.
O colunista do New York Times, Ross Douthat, sugere que a citação do teaser fala por si mesma e afirma que Lúcifer é um “sonhador” cujo pensamento é “perigoso para a ordem” do Céu.
O editor do HotAir.com, David Strom, zomba da caricatura, observando que dá a impressão de que Deus é um opressor e Satanás é o libertador. Embora reconheça que a série animada seja apenas isso, uma série animada, ele questiona o que isso diz sobre nossa sociedade e o fato de uma das maiores corporações do mundo estar promovendo uma série na qual os Anjos do Céu são os maus e Satanás é o bom.
A série criada por Vivienne Medrano, que se identifica como bissexual, afirmou que as histórias a partir de agora devem ser mais diversas e mudar perspectivas.